O que é um Império?

24/01/2010 07:32

Império

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura por outras definições de império, consulte Império (desambiguação).

 

Um Império (do latim imperium) é um Estado com domínio sobre extensos territórios dominado por um imperador etnicamente e/ou culturalmente diversos sendo além de um poder hegemónico em certa área de influencia. Também se denomina império ao conjunto dos territórios que rege um estado imperial. Por extensão, "império" pode referir-se também a etapa histórica onde um país tomou esta política ou bem a potencia que exerce uma forte influencia política, econômica e cultural.

Atualmente se entende como império não apenas um Estado que abarca varias nações étnicas, senão ao todo Estado que influi sobre a soberania de outros Estados, não apenas aproveitando-se deles, no sentido do colonialismo inglês, francês, holandês, etc., senão formando-los segundo sua própria imagem. Assim, poderiam interpretar-se aos Estados Unidos e a extinta União Soviética como impérios, apesar de não conquistar territórios.

No século XX o término do imperialismo adquiriu a conotação pejorativa que atualmente tem, em parte graças a Lênin, que em seu livro “O imperialismo: a fase superior do capitalismo”, dizia:

Cquote1.png Nesta obra temos provado que a guerra de 1914-1918 tem sido, de ambos lados beligerantes, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de bandidagem e de roubo), uma guerra pela repartição do mundo, pela partilha e a nova repartição das colônias, das "esferas de influencia" do capital financeiro, etc. Cquote2.png

A partir do ano 1949, quando o que fora o Império Chinês se converteu na atual República Popular da China devido a Revolução Cultural de Mao Tse Tung, se inicia uma nova época onde a palavra império é substituída por palavras politicamente mais corretas como "segurança nacional" ou "posicionamento de bloqueio", surgem os imperialismos (palavra que apesar do parecido muito pouco tem que ver com o que representa a palavra império), que representam a soma de todas as agressões ao Direito Internacional, direito ironicamente criado por estas mesmas potencias imperialistas e condensado na criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O último Estado que oficialmente levou esse nome foi o Império Japonês. O país alterou sua denominação depois da drástica alteração de sua política exterior desde o final da Segunda Guerra Mundial que lhe impedem implementar um expansionismo com rasgos imperialistas. Posteriormente, em 1976 o general centro-africano Jean-Bédel Bokassa se proclamou soberano do Império Centro-africano que durou menos de três anos, até seu destronamento e a restauração da república.

Alem de, os monarcas britânicos levaram o título de imperadores da Índia desde 1877 até 1947 e o título do soberano etíope também era traduzido usualmente como imperador, até 1975. Atualmente apenas ao chefe de Estado japonês se lhe segue chamando no Ocidente de imperador.

O chefe supremo de um império é geralmente chamado imperador.

Desde a antiguidade até a bem poucos anos, houve muitos impérios na Europa, tais como:

Impérios coloniais do ocidente, de 1492 até 2008.

Na Ásia:

Nas Américas:

Na actualidade, o único país oficialmente da qual o imperador é o chefe de estado é o Japão.